Troquei o meu o extintor do carro, e agora? Onde descarto o meu extintor antigo? - Recicla BR

Troquei o meu o extintor do carro, e agora? Onde descarto o meu extintor antigo?

25 de agosto 2015

Troquei o meu o extintor do carro, e agora? Onde descarto o meu extintor antigo?

O Brasil tem pela frente o desafio de descartar 20 milhões de cilindros cheios de um pó químico que estão fora da lei e da validade.

A nova regra que mudou os extintores não criou nenhum sistema de coleta para aposentadoria dos antigos. Nem as autoridades de trânsito, órgãos de meio ambiente, nem os fabricantes. Parece que ninguém se preocupou como esse detalhe.

A ideia em tornar obrigatório a troca dos extintores de BC para ABC, é de proteger ainda mais a população, mas o Meio Ambiente não deveria fazer parte desse conceito de “proteção”?
O fato é que a população não foi orientada nem mesmo em como utilizar o novo extintor, e muito menos de onde descartar o seu antigo.

 

A Recicla BR traz algumas informações sobre o assunto:

Por mais que o nome seja Pó Químico, esse resíduo não é considerado Perigoso pela ABNT NBR 10.004 de 2004. O Pó pode ser reciclado, na fabricação de fertilizantes, já que basicamente é composto por mono fosfato de amônio e sulfato de amônio, que são produtos utilizados na agricultura.

Reciclagem Extintor

Enquanto a embalagem é composta de chapa de aço, liga de latão e zamack, plásticos e borrachas. Alguns fabricantes associados a Abiex (Associação Brasileira das Indústrias de equipamentos contra Incêndio e cilindros de alta pressão) costumam reciclar o produto.
Assim, quando for trocar seu extintor BC por ABC, procure uma loja que realiza a Logística Reversa, e encaminhar os extintores inutilizados para reciclagem, ou se não for possível, descarte o mesmo no Eco Ponto da sua cidade.

Fontes: Abiex, Líder Extintores e G1


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

LIGAMOS PARA VOCÊ.


* Campos obrigatórios.