Consumidor consciente,
meio ambiente seguro

Consumidor consciente, meio ambiente seguro

O que um porta-moedas feito de material plástico e um sabão para lavar louça e roupa têm em comum? Ambos são produzidos a partir da reutilização e reciclagem de materiais e substâncias que, infelizmente, costumam ser descartados sem cuidado, degradando o meio ambiente. E ambos foram também símbolos das ações que marcaram o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), na Atlas Schindler.


“A ideia, nos dois casos, foi conscientizar os colaboradores levando exemplos e informação”, explica Letícia Rodrigues Amêndola, supervisora ambiental da Recicla BR, parceira da Atlas Schindler responsável ela gestão de resíduos e pela assessoria ambiental da companhia.


porta-moedas distribuído na Matriz é feito por costureiras da ONG Nua – Nova União da Arte, que trabalham reutilizando banners. O brinde foi acompanhado de informações sobre a campanha dos 5Rs, que a Recicla BR promove ao longo do ano na Atlas Schindler. A letra “R” é a inicial de reciclar, repensar, reutilizar, reduzir e recusar, conceitos que convidam os colaboradores a refletirem sobre seus hábitos de consumo e mudá-los, de orma a torná-lo mais sustentável e menos prejudicial à natureza(ver quadro).


O sabão distribuído na Filial Rio de Janeiro e na Fábrica de Londrina é feito com óleo de cozinha reciclado. No dia 5 de junho, os colaboradores das duas unidades receberam o brinde e informações sobre como descartar corretamente o óleo: depois de esfriar, o óleo deve ser acondicionado numa garrafa pet e levado até um ponto de coleta. “Muita gente ainda tem o hábito de jogar o óleo usado no ralo da pia, o que é terrível”, diz Letícia. Para se ter uma ideia do estrago que a atitude provoca, 1 litro de óleo que é lançado na tubulação chega ao esgoto e contamina 20 mil litros de água. Além disso, o óleo acaba impregnando no encanamento e provoca entupimentos.


Campanhas como essas, que conscientizam os colaboradores, costumam ser positivas. Um exemplo foi a ação promovida, em março, na Fábrica e Londrina, quando os colaboradores receberam squeezes e o convite para usá-los em vez do copo de plástico descartável, a hora de beber água. Resultado: o consumo dos copos diminuiu para menos da metade do que era registrado antes da campanha começar.



Consumidor consciente, meio ambiente seguro
Consumidor consciente, meio ambiente seguro
Consumidor consciente, meio ambiente seguro
Consumidor consciente, meio ambiente seguro


Os 5Rs que fazem a diferença no dia a dia


1 Recicle. Tal atitude diminui a extração dos recursos naturais e seu uso no processo de produção.
2 Repense. hábitos de consumo. Antes de consumir algo, pergunte: será que preciso mesmo disto ou estou agindo por impulso?
3 Reutilize.. Assim, você amplia a vida útil do produto. Muitos produtos artesanais são feitos a partir de material reutilizado.
4 Recuse. produtos que degradam muito a natureza durante seu processo de produção ou cuja reciclagem é difícil. De preferência à empresas que produzem com responsabilidade ambiental.
5 Reduza. o consumo utilizando embalagens econômicas, refis, produtos de maior durabilidade, pilhas recarregáveis etc.

Não sabe o que fazer com os resíduos que a sua empresa produz?
A Recicla BR sabe! Entre em contato e saiba como.