Consumo consciente ajuda a preservar o planeta - Recicla BR

Consumo consciente ajuda a preservar o planeta

18 de novembro 2016

Consumo consciente ajuda a preservar o planeta

Hoje é o Dia Mundial sem Compras. Você já parou para refletir como seria um mundo em que comprássemos somente aquilo que realmente precisamos?

Como consumir com consciência?  O consumo consciente contribui com a preservação do meio ambiente através da compra e uso de bens e serviço respeitando os recursos ambientais.

O mau uso dos recursos naturais deixou como consequência para a humanidade o desgaste do meio ambiente e do clima e relação humana com o consumo consciente de produtos tem papel significativo para a reparação das agressões causadas.

“Se quisermos viver em um mundo que ainda possa oferecer um solo fértil para o plantio de alimentos, onde possamos respirar com um mínimo de qualidade e que garantirá para nossos filhos uma vida longa e cheia de saúde, precisamos ter plena consciência das marcas e produtos que consumimos. Adquirindo aqueles cujas empresas trabalhem honestamente, respeitando as leis e normas que protegem a natureza”, afirma Paula Agostini, especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental e diretora de marketing da Recicla BR.

Não pensar se realmente precisamos do que estamos comprando, se vamos usar por muito tempo ou se foi a publicidade quem nos mandou comprar é  não refletir sobre toda a cadeia que gerou aquele produto. Por isso é importante que, além de consumir somente o necessário, nos preocuparmos com a fabricação daquele produto. As coisas não surgem do nada, todos os produtos são fabricados com recursos retirados nosso planeta, que sabemos não possuir recursos infinitos.

É responsabilidade das marcas adquirir matéria-prima de maneira consciente, optar por um processo de fabricação menos agressivo para o meio ambiente e lançar mão do descarte correto dos resíduos que não serão mais utilizados, mas também é dever das pessoas consumir com consciência.

A Recicla RB reuniu algumas informações que podem ajudar:

  • Sempre que possível escolha meios alternativos de locomoção, como caminhar, andar de bicicleta, utilizar transporte público ou táxi;
  • Procure alternativas para geração de energia elétrica como a instalação de painéis de energia solar. Além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, você economizará um bom dinheiro com a conta;
  • Coleta seletiva também é uma alternativa sustentável. Ela pode ser promovida tanto em empresas quanto em casa. Em algumas cidades o caminhão de coleta seletiva não passa, mas é possível levar o lixo reciclável aos postos de coleta;
  • Evite hábitos como lavar calçadas, quintais e carros toda semana;
  • Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes, tomar banho, lavar louça, fazer faxina, lavar roupa quando não houver necessidade de deixar a água correndo.

 


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

LIGAMOS PARA VOCÊ.


* Campos obrigatórios.