Consultoria Ambiental - Soluções adequadas | Recicla BR

Consultoria Ambiental

Diagnosticamos os impactos ambientais que sua empresa ou alguma operação desta podem causar e buscamos soluções adequadas dentro das legislações municipal, estadual e federal para que esse impacto seja o menor possível.

Auditoria Ambiental

Realizamos um levantamento sobre o gerenciamento dos recursos naturais, o controle e a prevenção de impactos ao meio ambiente decorrentes dos seus processos, produtos e serviços.
Dessa maneira, com a auditoria ambiental é possível avaliar não somente os riscos perante os órgãos oficiais, mas também perante a comunidade, clientes e acionistas, considerando os possíveis danos à imagem e ao patrimônio da empresa.

Perícia Ambiental

Profissionais especializados em processos ambientais judiciais com objetivo de reunir dados e provas para formalizar pareceres técnicos relativos ao dano ocorrido ou risco de ocorrência com base nas normas e leis ambientais vigentes.

Orientação Jurídica Ambiental

A ampliação das obrigações ambientais legais, em conjunto com as normas e políticas e a intensificação da fiscalização, por isso, devemos estar atentos ao atendimento exigido pelo enquadramento do negócio.

Oferecemos assessoria completa e especializada à sua empresa, desde um banco de dados atualizado sobre as leis e normas pertinentes ao seu ramo quanto a verificação de adequações necessárias ao projeto, às documentações, aos processos produtivos da sua empresa para cumprimento das legislações e das normas ambientais, nas esferas municipais, estaduais e Federal. Um melhor aproveitamento dos benefícios previstos pela legislação ambiental minimiza a possibilidade de multas e penalidades ambientais.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

O SGA é um modelo eficaz de gerenciamento que diminui e previne problemas ambientais, melhora o desempenho e o desenvolvimento sustentável.

Este sistema é aceito internacionalmente e sua implantação é feita de acordo com a norma ISO 14.001, a qual compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e os recursos para elaborar, aplicar e manter a política ambiental definida pela empresa.

O processo de implementação consiste em quatro fases:

  • Definição e comunicação do projeto;
  • Planejamento do SGA;
  • Implantação do SGA;
  • Auditoria e certificação do SGA.
  • Com o SGA reduzimos o risco de acidentes, aumentamos a qualidade dos processos, produtos e serviços, racionalizamos o consumo de água, energia e matérias-primas, além de promovermos a melhoria na imagem da empresa, ampliando as possibilidades para captação de financiamentos verdes.

DueDiligence

Uma análise sobre as reais condições da empresa a fim de minimizar os riscos para efetivação de investimentos, seguros e transações empresariais, que consideram possíveis ônus ambientais e/ou legais em suas análises.

Este estudo abrange a avaliação da existência de possíveis passivos ambientais, das implicações trabalhistas e das condições ocupacionais dos trabalhadores, resultando em um relatório completo que aumenta sua segurança nas negociações.

Investigação Ambiental

Para confirmar se existe ou não passivo ambiental em uma determinada área é necessário realizar uma investigação ambiental. A Recicla BR verifica as condições do local em três fases:

1 – Avaliação preliminar: onde são levantados o histórico da área, sua localização e possíveis passivos ambientais;

2 – Investigação confirmatória: onde a coleta de dados obtidos na 1º fase é aprofundada.

3 – Investigação detalhada: onde as fontes primárias e ou secundárias da contaminação são delimitadas com a utilização de métodos e técnicas específicas para detalhar a distribuição do produto investigado no solo e lençol freático;

Licenças, autorizações e regularizações ambientais

Há diversos tipos de documentos necessários para o processo de licenciamento e regularização ambiental, que são solicitados de acordo com o tipo de empreendimento, atividade, local da instalação e impacto ambiental.

Proporcionamos todo o apoio técnico no processo de licenciamento e regularização ambiental para a sua empresa, desde estudo da viabilidade do projeto, investigação das normas e leis cabíveis ao empreendimento e projetos de adequações necessárias até o acompanhamento de todo o processo junto ao órgão competente.

A Recicla BR realiza todo o trâmite burocrático para a aquisição de documentos, como:

LO – Renovação, ampliação e inclusão de novos equipamentos na Licença de Operação;
Finalidade: Autorizar a operação da atividade ou do empreendimento, após verificar o cumprimento do que consta nas licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e as condições determinadas para a operação.

CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental;
Finalidade: Documento que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento;
Finalidade: fornecer os elementos técnicos para a caracterização e avaliação do impacto ambiental do empreendimento em estudo. Permite o fornecimento de meios para orientar os interessados quanto ao controle da poluição ambiental nas fases de implantação e operação do empreendimento.

PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos;
Finalidade: procedimentos e técnicas que garantem que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados e dispostos com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.

EAS – Estudo Ambiental Simplificado;
Finalidade: realiza a caracterização do empreendimento e dos ambientes físico, biológico e socioeconômico. Assim é possível prever impactos ambientais inerentes a atividade, além da viabilidade de implantação do empreendimento.

RAP – Relatório Ambiental Preliminar;
Finalidade: estudo da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras ou causadoras de degradação do meio ambiente.

EIA – Estudo de Impacto Ambiental;
Finalidade: avalia as consequências ambientais decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras.

RIMA – Relatório de Impacto Ambiental.
Finalidade: sintetiza, de forma objetiva, as informações constantes do Estudo de Impacto Ambiental e deve ser elaborado com linguagem corrente, adequada à compreensão por parte de representantes das comunidades afetadas pelo empreendimento.

LIGAMOS PARA VOCÊ.


* Campos obrigatórios.